terça-feira, 7 de junho de 2016

O transporte público que o Rio precisa

O Rio de Janeiro vai ter um sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Ontem foi o primeiro dia útil de funcionamento e o tal veículo teve uma pane elétrica.

VLT tem problema elétrico no primeiro dia útil de funcionamento

Entendo que tudo ainda está em fase de testes e tudo mais. É para dar problema mesmo. Mas a questão não é essa. Esse bonde moderno não combina com o Rio de Janeiro. Não tem malemolência. Falta a ele brasilidade.

Vejam vocês: uma das preocupações das autoridades é que, como o VLT não faz barulho, podem ocorrer atropelamentos de pedestres desavisados. É isso mesmo: o veículo não faz barulho! E não solta fumaça!

É uma intervenção inadmissível no ecossistema urbano de nossa cidade. Depois da extinção da geral no Maracanã, esse provavelmente é o maior ataque ao patrimônio cultural imaterial carioca. O que falta mais? Proibirem o Biscoito Globo?

Mas ainda há tempo para reverter isso. Se eu fosse prefeito do Rio de Janeiro arrancava todas essas tralhas do VLT e implantava em seu lugar linhas de trenzinhos Carreta Furacão (meu amigo, se você não faz ideia do que seja isso, eu sinto muito pela sua alma).

Imagine você chegando ao aeroporto Santos Dumont e podendo embarcar em uma viagem de alegria e curtição com versões genéricas e dançantes do Fofão, do Capitão América, do Mickey e do Popeye. Perto disso, o que é um passeio no bondinho de Santa Tereza? Antevejo milhões de turistas vindo ao Rio só para desfrutar dessa experiência. Isso sim seria um legado olímpico digno de nota.

O leitor mais atento poderia dizer que não se trata de um fenômeno cultural carioca. Os trenzinhos são de Ribeirão Preto, é verdade. Mas e daí? Se é para importar alguma tecnologia de fora do Rio, que seja brasileira. Nada de veículos fabricados com tecnologia francesa. Se a nova presidente do BNDES tiver o mínimo de sensibilidade, vai pegar os R$ 100 bilhões que querem repassar de volta ao Tesouro e financiar a indústria dos trenzinhos com juros subsidiados. Esses são os campeões nacionais que merecem apoio.


Um comentário:

Unknown disse...

Ainda vale mencionar as performances de parkour no teatro municipal, cadelaria, central do Brasil dentre outras. Todavia é muito melhor e honorável bater de frente com Popeye ou Mickey do que com o VLT hahaha